O CXSP OFERECE O MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO PARA ENXADRISTAS PAULISTANOS!

Vantagens de se associar

Novos sócios

Quer ser sócio do clube? É fácil!

1) Nos envie uma mensagem por e-mail com o assunto “NOVO SÓCIO”. Nosso e-mail é contato@cxsp.com.br .

2) Em seguida, responderemos informando os próximos passos e documentos necessários.

3) Após preenchimento do nosso cadastro e a confirmação do pagamento da taxa de matrícula e da 1a mensalidade você já poderá usufruir das instalações do clube e dos benefícios a que os sócios têm direito!

MIs e GMs estão isentos de mensalidades!

Venha ser parte da nossa comunidade!

Alguns destaques do Clube

  • Tradição centenária: o clube promove xadrez desde 1902 e sua história se confunde com o crescimento do xadrez brasileiro. Jogadores de destaque internacional que já passaram pelo clube incluem nomes como Alexander Alekhine, José Raul Capablanca, Max Euwe, Vassily Smyslov, Tigran Petrosian, Boris Spassky, Anatoly Karpov, Vladimir Kramnik, Richard Reti, Samuel Reshevsky, Miguel Najdorf, Ludwig Engels, Victor Kortchnoi, Bent Larsen, Oscar Panno, Ulf Andersson, Rafael Vaganian, Lubomir Ljubujevic, Anthony Miles, entre outros. Grandes jogadores do Brasil eram assíduos frequentadores do nosso clube como Ludwig Engels, Alexandru Segal, Helder Camara, Mauro de Souza, Antonio Rocha, entre muitos outros. Também sediamos importantes torneios como a Copa Itaú Mercosul, o Aberto do Brasil e o Zonal FIDE de Xadrez.
  • Relevância: o CXSP teve papel primordial no desenvolvimento do xadrez em São Paulo. Até a fundação da Federação Paulista de Xadrez, o título de campeão do clube se confundia com o de campeão paulista. Com a fundação da federação em 1942, o clube ainda contribuiu com o crescimento desta, ao reestrutrar a entidade, que no começo existia apenas no papel, e ceder sócios-jogadores a outras entidades do estado para que formassem suas equipes partcipantes nos primeiros torneios interclubes.
  • Formação de jogadores: a começar por Vicente Túlio Romano, primeiro representante do clube em um torneio internacional, que em 1925  disputou o torneio de Mar del Plata, o clube foi fundamental na formação da elite do xadrez brasileiro. Vimos passarem em nosso salão de jogo grandes talentos que temos orgulho em dizer que recebemos e ajudamos a se desenvolverem desde jovens iniciantes até mestres multi-campeões como por exemplo Gilberto Milos, Krikor Mekhitarian, André Diamant, Renato Quintiliano, Jefferson Pelikian e muitos outros enxadristas que figuram entre os melhores do Brasil.
  • Projetos sociais: o CXSP tem papel importante em diversos projetos sociais voltados ao xadrez escolar, principalmente em comunidades carentes e com o objetivo de melhorar o desempenho escolar das crianças por meio da prática do jogo. O clube mantinha um projeto de xadrez para crianças em Heliópolis, que ganhou destaque nacional em 2011 ao trazer o russo Garry Kasparov, um dos melhores enxadristas de todos os tempos, para conhecer o seu trabalho comunitário.
  • Localização: O acesso ao clube é fácil. Estamos no Centro de São Paulo e a apenas 3 quadras da estação de metrô República.