Veja abaixo respostas a perguntas frequentes sobre o clube.

1.) Para frequentar o clube tenho que pagar algum valor? Ou posso ir até o local e jogar?

– Como todo e qualquer clube, o CXSP requer que aqueles que frequentam as suas dependências se associem e tenham as suas contas em dia. O acesso ao clube é livre por jogadores participantes e acompanhantes quando o CXSP recebe e sedia eventos. Caso contrário, o clube permite 2 visitas livres. A partir da 3a cobra-se uma taxa de visitação. Caso queira conhecer o clube antes de se associar, entre em contato com a secretaria do clube e agende uma visita.

2.) Como faço para me associar?

– Veja em nosso site instruções passo a passo sobre como se associar, vantagens de ser sócio e promoções do clube.

3.) Quanto custa para virar sócio do clube?

– Você pode consultar a tabela de valores aqui.

4.) Os torneios ocorrem com qual frequência?

– Geralmente realizamos torneios internos semanais aos finais de semana (veja o regulamento aqui), um circuito mensal e ao longo do ano sediamos diversos torneios abertos e fechados. Alguns destes torneios são de organizadores de fora e o clube os recebe em seu salão de jogos.

5.) Vai ter torneio nesse fim de semana?

– Veja a nossa agenda de eventos aqui. Nós geralmente divulgamos os torneios publicando flyers e anúncios em nosso site e redes sociais como Instagram e Facebook.

6.) Eu sou um iniciante no xadrez. Posso associar-me?

– Sim. O clube é aberto a todos independentemente do nível do jogador. Inclusive encorajamos que iniciantes se associem pois sendo um membro do clube o enxadrista terá condições de evoluir em relação a seu conhecimento sobre o jogo e a sua força prática.

7.) Sou enxadrista e gostaria de saber se está ocorrendo algum campeonato?

– Torneios realizados no clube serão divulgados e noticiados em nosso site www.cxsp.com.br, assim como em nossas redes sociais. No site você pode encontrar a nossa agenda que inclui os torneios futuros com data definida. Caso queira consultar os detalhes de torneios passados, publicamos em nosso site links do “chess-results”, um site líder na organização de torneios de xadrez em todo o mundo.

8.) O clube voltou ?

– SIM! Veja aqui o comunicado. Por determinação das autoridades governamentais, o clube, assim como muitos estabelecimentos comerciais, outros clube de xadrez e clubes sociais em São Paulo, foi obrigado a mudar o seu expediente e até a fechar por estensos períodos ao longos de 2020 e 2021. As ações das autoridades têm sido tão imprevisíveis quanto o COVID-19 , portanto temos dificuldade em planejar as nossas atividades diante das constantes mudanças que fogem do nosso controle. Diante disso, nós pretendemos continuar comunicando sobre o funcionamento do clube e os planos do clube em nosso site e redes sociais.

9.) Gostaria de saber se vocês vendem material de xadrez (tabuleiro, peças, relógio, livros, etc.) ?

– O clube não vende material. Para aqueles que querem jogar em nosso salão de jogos, disponibilizamos nosso material aos participantes dos torneios e quando não temos um torneio em andamento alugamos o nosso material para ser utilizado em nosso salão.

10.) Estou interessado em participar dos torneios. Há alguma faixa de idade para participar? Os torneios são válidos para rating FIDE?

– Torneios de xadrez podem ser disputados na categoria absoluto (ou seja, todos podem jogar e jogam contra os demais jogadores independentemente de rating, gênero, idade, etc.) ou por categorias (geralmente dividem-se por rating, genêro ou idade). Torneios também podem ser abertos (ou seja, qualquer jogador pode participar) ou fechados (por exemplo, o torneio pode ser restrito a X jogadores convidados). O mesmo se aplica aos nossos torneios – confira o regulamento de cada torneio. Alguns torneios são válidos para cálculo e movimentação de rating FIDE, CBX, FPX ou interno do clube e geralmente se baseia no ritmo de jogo: blitz, rápido e clássico.

11.) Gostaria de saber se o clube oferece aulas ou cursos para iniciantes?

– O CXSP oferece uma estrutura completo para que todo tipo de iniciante possa evoluir. Você pode começar consultando nossa página dedicada a quem está começando a jogar xadrez. Para os jovens, trabalhamos com diversos projetos de xadrez nas escolas pois acreditamos que o xadrez é fundamental na Educação das crianças. Veja aqui os nossos projetos escolares e torneios da categoria. Para os demais iniciantes, o CXSP trabalha em parceria com os melhores profissionais do xadrez brasileiro de modo a incentivar o desenvolvimento e aprendizado dos nossos sócios. Disponibilizamos o nosso salão para aulas presenciais, sediamos eventos e palestras com mestres e mantemos parcerias com alguns sites que oferecem materiais e conteúdo relacionado a xadrez. Encontre em nosso site uma lista de professores parceiros que estão disponíveis para aulas particulares, bem como cursos online de treinadores parceiros do clube. 

12.) Quero participar do torneio de sábado. Como faço? Vi que não posso me inscrever antes.

– DURANTE A PANDEMIA limitamos o número de vagas nos torneios de modo a evitar que se formem aglomerações, o que poderia apresentar um potencial risco de contaminação pelo coronavírus Sars-CoV-2, causador da COVID-19, às pessoas reunidas no clube. Para melhor servir ao nosso quadro de sócios, garantimos o direito de pré-inscrição a este grupo de enxadristas antes de liberar as inscrições para os demais, incluindo visitantes que não sejam sócios do clube. Ou seja, os sócios têm direito de preencher as primeiras vagas e então depois visitantes podem participar enquanto restarem vagas. Sócios podem se inscrever a partir da quarta-feira da semana do torneio em questão enquanto que visitantes podem se inscrever no dia do torneio. As inscrições devem ser feitas pelo site para que possamos ter melhor controle do acesso ao clube, a fim de reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Recomendamos que os enxadristas que planejam jogar em nosso clube durante a pandemia visitem a nossa página para saber o que muda em relação às atividades do clube durante este período.

13.) Como faço para participar dos torneios on-line do clube? Por que não consigo jogar?

– Para participar dos torneios Chess.com siga as instruções em nosso site e aguarde pela aprovação de um moderador. Geralmente solicitamos que os participantes, tanto aqueles da plataforma Chess.com quanto Lichess.org, preencham um formulário simples em nosso site com dados básicos. O cadastro de jogadores é um procedimento padrão seguido pela maioria dos organizadores de torneios e competições oficiais e  seu principal objetivo é o de possibilitar que o clube tenha algum controle sobre os indivíduos que participam em seus eventos on-line, o que também ajuda a coibir trapaças durante os jogos on-line, como por exemplo o uso de “engines” (softwares de análise de xadrez) e/ou o uso de contas por jogadores que não sejam o próprio dono da conta. Eventuais problemas técnicos nas plataformas de xadrez on-line devem ser comunicados aos administradores das próprias plataformas e resolvidos com a assistência deles.